sábado, 7 de abril de 2012

Gestsêmani..

Boa noite pacientes leitores rs..Neste feriado tenho um propósito de falar apenas de Cristo no clímax de sua  história, hoje falarei sobre alguns pontos importantes do momento em que Ele vai orar no Getsêmani, amanhã (sábado) falarei sobre a crucificação e no domingo a ressurreição. É claro que a história de Cristo deve ser explorada e estudada sempre, mas sinto que ultimamente no feriado da páscoa temos desviado muito os nossos olhos pra o que de fato deve ser comemorado, então é disso que vou falar, bom, mãos a obra, vamos comigo ali, até o Jardim do Getsêmani tentar tirar algumas lições, e te desafio a fechar os olhos e tentar imaginar como foi que aconteceu essa passagem, assim que acabar de ler, crie uma ilustração em sua mente, isso te aproximará ainda de Jesus: 


E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.
E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.
(Marcos 14:32-42)



 ( < Jardim do Getsêmani - Jerusalém )


A primeira lição a ser tirada, está no fato de que Jesus tinha amigos, assim como nós, nos quais confiava e esperava atitudes ou falas, assim como nós, por isso chamou Pedro, Tiago e João para irem orar com Ele, no seu momento mais difícil, imaginem só o pavor Dele pensando na dor espiritual do pecado sobre seus ombros, e da sua dor física, pois os soldados romanos costumavam ser terrivelmente cruéis. Mas até mesmo os amigos de Jesus o decepcionaram, eles o desapontaram quando Jesus mais contou com Eles, e ainda assim Cristo os perdoou, isso porque Ele é Santo, e Jesus sabia que o único que não falha é Deus, então a sua esperança estava de fato em Deus. O que nós somos para guardarmos rancor, ou mágoa de alguns amigos, familiares ou qualquer pessoa? É muita soberba nossa, nos acharmos no direito de  ficarmos bravos quando nos desapontam, sendo que '5 min' mais tarde quem está errando somos nós.. está na hora de repensarmos, analisarmos e perdoarmos de todo o coração. Infelizmente nós pecamos, porém somos perdoados a cada instante, pois a Sua misericórdia é a causa de não sermos consumidos, então porque é que não aprendemos com o exemplo mais sublime de todos, e aprendemos também a perdoar, independente de quem seja; amigo, inimigo, irmao, pais, avós, primos, tios, chefes, professores, marido, noivo, namorado, colega, conhecido.. apenas perdoe, e se livre deste peso da mágoa, e aprenda a esperar algo somente de Deus.

A segunda lição que eu posso tirar deste texto, é que neste caso foram os discipulos quem dormiu.. mas eu fico a pensar, quantas vezes Jesus já me disse: ''Tayná, dormes? não podes vigiar uma hora?'' Acho que já perdi a conta.. Sabe, não só fisicamente, mas espiritualmente e durmo muito, não posso vigiar nem um pouco e já adormeci, e já parei de prestar atenção se estou agradando a Ele, ou se a alma da pessoa que está do meu lado no mercado é sedenta da Palavra, ou se os missionários estão precisando de oração, e tantas outras coisas. E é terrível pensar que muitas vezes tenho deixado o meu Deus ser entregue nas mãos de pecadores denovo, nao tenho defendido Seu Nome, nao tenho Zelado pela sua Santidade, não tenho lutado contra os blasfemadores, ou melhor será que posso estar indiretamente negando seu nome três vezes (ou mais) antes que o galo cante? Ó Cristo, perdoe-me pela minha insensibilidade com sua tristeza por causa da perversidade do homem. 

E a terceira lição que não falarei nada a respeito, apenas falarei novamente o versículo do qual ela pode ser tirada, para dar ênfase: ''Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.'' 


Se alguém tiver mais alguma lição sobre este texto, porque sei que ainda existem muitas, por favor comente dizendo sua lição logo abaixo.. que nesta páscoa e em todas as demais possamos trazer a memória aquilo que nos dá esperança.. durmam bem e descansem em Cristo, sempre que puderem orem por mim, xoxo ;)

2 comentários:

  1. Que lindas verdades voce tirou desse texto. Falou grandemente ao meu coração, devemos amar o proximo e perdoarmos as falhas um dos outros de todo coração. Confessar nossos pecados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar com infinito amor e misericordia.

    ResponderExcluir
  2. Amiga.. que Deus continue te abençoando e te usando! E que muitas outras pessoas leiam essas palavras e tenham um encontro com nosso Deus!! Bjinhus querida! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

opine ;)